quinta-feira, 26 de maio de 2011

Midiático em foco


As comunidades virtuais surgiram juntamente com a criação da rede World Wide Web, e marcaram o início de um novo modo de interação interpessoal.

Comunidades virtuais: fontes de valores que moldam comportamento e organização social.

Segundo Manuel Castells, as comunidades virtuais são o ponto alto do processo de desvinculação entre proximidade geográfica e sociabilidade, uma vez que, com a interação virtual, não é mais necessário estar perto de alguém para interagir com ele. Para Castells "novos padrões, seletivos, de relações sociais, substituem as formas de interação humana territorialmente limitada." (p.98)

A ideia tem continuidade explorando o que decorre dessas relações virtuais, criando uma espécie de "território privilegiado para as fantasias pessoais", um tipo de "extensão da vida como é ela", onde os personagens apresentados online têm bases no individuo existente fora da tela do computador.

O aumento na vida virtual, porém, vem criando um dos grandes problemas da sociedade moderna, o individualismo.

"A difusão da internet está conduzindo ao isolamento social, a um colapso da comunicação social e da vida familiar na medida em que indivíduos sem face praticam uma sociabilidade aleatória, abandonando ao mesmo tempo interações face-a-face em ambientes reais." (p. 98)


O afastamento fornece um suporte para o desenvolvimento do individualismo, uma vez que promove a diminuição do contato real. Um novo padrão de interação é formado.

Deixo uma frase para encerrar o assunto, esperando que pense em seu significado:

"O individualismo em rede é um padrão social, não um acúmulo de indivíduos isolados" (p.109)

REFERÊNCIAS: Castells, Manuel. A Galáxia da Internet : reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 2003


(Por: Danielle, Alana Soares, Emerson, Giovânia, Jéssica, Julianna, João André, Junior Duarte, Miguel e Sarto)

2 comentários: