domingo, 5 de junho de 2011

Nem sempre são flores

Duas notícias para hoje. Uma boa e uma ruim. Vamos primeiro para a boa: a semana iniciada hoje será nossa última do blog. E como havia dito antes, vocês podem postar sobre o trabalho final. Irei fazer uma regra de três para dar a nota final.

Agora a notícia ruim. Galera, estou muito triste. Houve cópia no nosso blog desta semana. A equipe responsável pela postagem de quarta-feira, que tratou do Caldeirão, fez uma cópia do Wikipédia. Poxa gente, justamente da nossa aula de campo? Fiquei muito triste por ver isso e lamento ter de dar um zero para esta equipe esta semana.

Gostaria de lembrar de que se houver algum plágio no trabalho escrito será zero para toda a equipe. Então, tomem cuidado. Pois às vezes eu posso não perceber, mas às vezes eu percebo. Daí, não será nada legal.

Mas vamos falar rapidamente do resto da semana. Avalio em geral que esta talvez tenha sido nossa semana mais fraca. Achei os textos informativos, mas com poucas análises. Essa crítica vale para todos os textos. Sei que não é fácil realizar análises, mas vocês estão conseguindo fazer algumas bem interessantes nos seminários. Espero que nas postagens sobre os livros vocês se garantam.

Quero destacar, porém, um ponto. Hoje não irei comentar um por um. Mas faria a seguinte pergunta: o que é um desastre natural? A equipe que escolheu este tema citou as chuvas brasileiras como desastres. São sem dúvida. Mas são naturais? Há um problema estrutural no Brasil. Com as chuvas, esses problemas se proliferam. Mas não podemos culpar apenas a natureza. Ora, se a população joga lixo direto no chão, qual a tendência? Preencher os bueiros. Daí, chove alaga e a culpa é da chuva? As chuvas brasileiras estão bem mais próximas de problemas sociais do que naturais.

Fica a reflexão para pensarmos os limites entre natural e social.

As notas: 1ª equipe, 1,00; 2ª equipe, 1,00; 3ª equipe, zero; 4ª equipe, 1,00; 5ª equipe, 1,00. Até terça e uma ótima semana para todas e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário