sexta-feira, 3 de junho de 2011

Exploração infantil
Exploração: investigação; pesquisa; extensão.
Analfabetismo: falta de instrução; ignorância.








Foto por: Márcio Feitosa


"O dicionário nos ajuda a entender os significados, mas, esses problemas vão muito além de uma simples definição."
Muitas pessoas vivem hoje em situações difíceis. O sistema capitalista é bem prático e rígido: se não tem dinheiro não se vive, pelo menos não dignamente. Muitas famílias, em busca de um “sobra” dessa dignidade, acabam tirando o que é mais precioso em uma criança: a essência infantil. Criança tem que brincar, criança tem que se divertir, criança tem que estudar, e o mais importante: não trabalhar! No entanto, muitas vezes as causas que levam essas crianças ao trabalho, não são fáceis.
Em regra, criança não tem essa obrigação, mas a vida acaba por obrigá-las a isto. Nesse caso a falta de oportunidades e o analfabetismo acabam restringindo as opções de um garoto pobre. Todavia, existem aqueles que se aproveitam da situação, ingenuidade, e da falta de opções.
Por mais que a vida possa ser difícil para um adulto, ele só deve pensar em “envelhecer” uma criança, em último caso. Na maior parte dos casos isso não acontece. Existem adultos que usam a pobreza como desculpa, para aproveitamento de um ser que na hierarquia familiar, seria inferior.







Foto por: Márcio Feitosa. Avenida Padre Cícero



Existem também pessoas que nem são família, mas submetem alguns jovens às suas ambições capitalistas. Entretanto, o que está errado? Eles não ganham para trabalhar? Porém, são explorados vergonhosamente por adultos inescrupulosos.
É essencial que as pessoas estejam sempre ensinando o certo às crianças, pois são os espelhos das crianças. Até a adolescência, os pais serão um modelo que seus filhos seguirão. Se os pais não respeitam seus filhos, dando-lhes a infância necessária, estas crianças futuramente sofrerão diversos problemas, decorrentes desta falta em suas vidas. O ambiente no qual a criança vive, é o fator primário na formação psicológica e moral desse ser tão especial.





DICA DE FILME: Anjos do Sol.



Neste filme podemos perceber o quanto o ser humano é brutal, pois trata da historia de Maria, uma menina que é vendida por seus pais no interior de Pernambuco, no vilarejo de Paraty. De lá ela é levada para o norte do país, a partir de então passa a viver como objeto sexual, por moradores da vila. Desesperada, decide fugir. Na primeira vez, capturada. Na segunda tentativa, liberta. Será? Desde então, passa a viver mendigando carona para chegar ao Rio de Janeiro, porém, ao chegar ao Rio ela encontra uma cafetina que lhe obriga a vender seu corpo. O fim desse misterioso drama? Só vendo para acreditar.



Postado por: Márcio, Rosana, Rodrigo, Hewerton, Henrique, Romão, Júlia, Clara e Lívia.


3 comentários:

  1. oi márcio, lembra da nossa conversa no auditório? Sobre comentário moralistas? Dou aqui o exemplo: "Porém, são explorados vergonhosamente por adultos inescrupulosos. É essencial que as pessoas estejam sempre ensinando o certo às crianças, pois são os espelhos das crianças". Quando a gente usa adjetivos como vergonhosamente e inescrupulosos ou então dizemos "ensinando o certo", fica vazio de argumento. O que significa vergonha ou certo? Devemos evitar adjetivos em nossas análises, pois eles, em si, não representam um argumento.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que nos ajuda a não imprimir comentários moralistas em nossos textos é a prática de escrita.Para mim o maior crime que se possa cometer contra uma criança é lhe tirar a infância.

    ResponderExcluir