quarta-feira, 27 de abril de 2011

Greves segundo a visão de Marx e Durkheim

Por: Alana Figueirêdo, Alisson, Ana Caroline, Antonio, Charlene, Filipe, Lucas, Mayk e Tiago

A greve é uma grande ferramenta a serviço dos trabalhadores, e quando bem usada ajuda consegui importantes conquistas para esses trabalhadores. Karl Marx em suas teorias, já falava do poder que a classe trabalhadora teria quando unida, afinal a sua força de trabalho move as engrenagens do capitalismo.


Já existiam trabalhadores insatisfeitos paralisando suas atividades desde o Egito antigo: http://cahrablog.blogspot.com/2011/03/primeira-greve-da-historia.html


Na sociedade moderna, a revolução industrial fortaleceu enormemente o capitalismo, deixando claro a divisão entre os detentores dos meios de produção e a classe trabalhadora, ou a burguesia e o proletariado. Segundo Durkheim passou a existir o que ele chamava de solidariedade orgânica, que era derivada da divisão do trabalho, onde a coesão social se dava exatamente por essa divisão, onde cada indivíduo deveria cumprir o seu papel social.

Esse modo de produção também trouxe a desigualdade social e as lutas de classes e a Mais-valia, os detentores dos meios de produção exploravam o trabalhador, desvalorizando sua força de trabalho. Esses trabalhadores quando conseguiam escapar da alienação e percebiam sua importância no modo de produção, se organizavam e lutavam por seus direitos através das greves. 

Lixeiros fazem greve e sujeira volta às ruas de Nápoles (Notícia de 2010)

As ruas de Nápoles amanheceram cheias de lixo hoje por causa de uma paralisação dos lixeiros na cidade italiana, realizada no dia anterior. A situação lembra a crise do lixo ocorrida em Nápoles alguns anos atrás.
Montanhas de lixo pela cidade causaram o temor de um novo impasse, que, em 2007 e 2008, resultou em dezenas de milhares de toneladas de lixo acumuladas na metrópole italiana. Algumas pessoas tentaram queimar um caminhão de coleta de resíduos, enquanto outras atearam fogo ontem em cestos de lixo, segundo a agência Ansa.
A grande maioria dos lixeiros da cidade, 93%, aderiu ontem à greve de 24 horas. Eles protestavam contra o atraso no pagamento de salários e um plano de reestruturação da companhia pública que gerencia a coleta de lixo, segundo a Ansa. A área de Nápoles esteve sob uma "emergência de estado sobre a disposição do lixo" de 1994 até o fim do ano passado.
Em março, a mais alta corte da União Europeia (UE) criticou a Itália por seu fracasso em limpar a sujeira entre 2007 e 2008, causando "risco à saúde humana e prejuízos ao ambiente". O problema de longa data é atribuído à falta de incineradores locais e ao fato de lixões da região serem controlados pela máfia local, a Camorra. Alguns desses depósitos de lixo foram usados ilegalmente para o descarte de lixo tóxico. Em março de 2009, foi inaugurado um novo incinerador na região. As informações são da Dow Jones. 



Podemos verificar a existência da solidariedade orgânica que existe na sociedade, pois, após a paralisação dos lixeiros, houve uma desestabilização no cotidiano da sociedade. Segundo Durkheim uma classe depende de outra para que a sociedade não tenha problemas, quando algo sai do controle temos a anomia, que é o caos social. As pessoas que fogem à regra acabam por serem excluídas pela sociedade.
O que podemos analisar também é a revolução através da luta de classes, já que a classe dos não-proprietários fez uma greve contra os detentores dos meios de produção em busca de melhores condições de trabalho.

3 comentários: