sexta-feira, 29 de abril de 2011

Refletindo as teorias de Marx na sociedade atual

Há séculos que existe em todo o mundo, a batalha das grandes massas trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho. É certo que alguns aspectos foram modificados com o passar dos anos, como por exemplo, os direitos trabalhistas que vieram para dar poder a estas grandes massas.

As lutas de classes às vezes acabam sendo deturpadas por alguns setores da sociedade, rebeldes sem causa tentam fazer revoluções baseados nas idéias de Marx, porém, sem ter uma relação direta com tais ideologias.

A luta de classes acaba por não gerar um resultado que seja de acordo com suas ideias e objetivos, pois os donos do capital manipulam a sociedade de uma forma que todos são alienados, e não deixam de viver em um mundo totalmente ligado as regras ditadas por esses “manipuladores”.

Não queremos dizer que Marx fundamentou o PT, pois não o conhecemos, o “companheiro” foi apenas uma brincadeira.



• Comportamento Social

Na era da informática e de altas tecnologias em que vivemos, não se respeita o homem pelas suas condições de ser humano, visa-se apenas o lucro como foco principal. O homem vive numa busca desesperada pelo ser, pelo ter e pelo parecer, e muitas vezes esquece que é humano. Numa sociedade capitalista como a nossa ética e moral são postas de lado, o que é mais importante é que as empresas e os grandes empresários vençam a concorrência e cheguem à meta desejada.

A sociedade capitalista está apoiada na “mais-valia”, em que a burguesia detém os lucros em detrimento do proletariado. A pouca oferta e muita procura, e o desemprego vem de forma avassaladora destruir as esperanças do cidadão trabalhador. Como resultado dessa catástrofe advém à pobreza e a miséria, que marcam profundamente a sociedade dos dias atuais. Marx com certeza estaria decepcionado com a sociedade se vivesse nos dias de hoje.

Postado por: Lívia, Rodrigo, Clara, Marcio, Júlia, Cícero Romão, Henrique Heverton, Hewerton Henrique, Rosana - "Equipe Revolução"

5 comentários: