quarta-feira, 27 de abril de 2011

Greve de Professores de Juazeiro do Norte

A última greve de professores da cidade de juazeiro do norte abalou as estruturas da educação municipal, a reivindicação geral estava em torno do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCR) que foi mudado subitamente pela administração da municipalidade após, esta mesmo ter aprovado um plano de muita aceitação por parte dos docentes, sem mais nem menos foram tirados valores dos vencimentos dos professores com a alegação do município não ter como arcar com essas despesas. Professores nas ruas reivindicavam a permanência do mesmo PCCR e a administração pública buscou votar na Câmara de Vereadores outra proposta. Como resultado, venceu a base aliada do governo, maioria dos vereadores, obtendo para a categoria dos magistrados uma nova proposta, para descontentamento de todos.



Esse episódio pode ser correlacionado à Solidariedade Orgânica citada por Durkheim que cada um tem um papel importante dentro da sociedade e quando essa participação não acontece por parte de algum indivíduo essa corrente é quebrada e o sistema não funciona adequadamente.
Também importante citar as idéias Marxistas de “Revolução” do proletariado, este ser trabalhador que goza de autonomia e não está “Alienado”, professores que não se deixam oprimir pelo poder do patrão e vão à luta pela melhoria da qualidade das condições de trabalho.

Um comentário: