quinta-feira, 28 de abril de 2011

-Gestos e saudações mais utilizados no mundo e seus significados :


Uma pequena introdução sobre o desenvolver dos meios e modos de comunicação:

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Antigamente com o não desenvolvimento da palavra e das técnicas de comunicação por palavras, os antigos habitantes da Terra se comunicava por meio de gestos ( A língua de sinais ou língua gestual se refere ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação.) Ainda hoje com é usada como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos.Com o passar do tempo o homem desenvolveu as praticas de expressar seus pensamentos com uso da palavra, que no decorrer das eras veio a se desenvolver. Originando vários tipos de idiomas. As diferentes culturas e crenças, fez com que alem do uso da palavra pudessem se comunicar através de gestos como: abraço, cafuné, aperto de mão entre outros.  


Definição de cultura:

A cultura refere-se às formas de vida dos membros de uma sociedade, são os seus costumes, crenças, padrões de trabalho e suas diferentes formas de lazer. Uma sociedade caracteriza-se portanto pelas relações culturais que os indivíduos preservam, a cultura acaba inevitavelmente interligando uns aos outros.
É possível observarmos uma infinidade de variações culturais de uma sociedade para outra, cada cultura se modifica ao longo da história de sua sociedade, e traz consigo suas peculiaridades, são as mais diversas formas de se alimentar, festejar ou simplesmente as maneiras cumprimentar uns aos outros, como veremos a seguir:



Gestos mais utilizados: 


APERTO DE MÃOS:
            Usada principalmente no Ocidente, utilizada tanto no cumprimento como para em selar acordos. Existem indícios que apontam a origem deste gesto sendo utilizado para demonstrar a não armação de ambas as partes.







CURVAR-SE PARA FRENTE:
            Utilizado nos países orientais – principalmente no Japão e na Coreia – pode demonstrar respeito, gratidão ou um pedido de desculpas.





AÑJALI MUDRA:
            Usado nos países asiáticos – principalmente NE feia Índia – o gesto pode ser feito em silêncio ou acompanhado de um ‘namastê’ – o Deus que existe em mim saúda o que existe em você.
ACENO:
            Utilizado tanto para cumprimentarão como em despedidas. Também possuía o mesmo significado do aperto de mãos, no âmbito de mostrar desarmamento de ambas as partes.

SHAKA OU HANG LOOSE:
            Gesto que simboliza ‘Olá’, ‘tudo bem’, ‘tudo em paz’, ‘adeus’, entre outros; foi popularizado entre os locais de uso pelos surfistas. Surgiu no Havaí, com o caso de Hamana Kalili, que em um acidente perdeu seus três dedos e passou a acenar utilizando-se apenas do polegar e o dedo mínimo, este gesto logo foi aceito pela população tornando-se uma tradição no país e propagando-se para fora.

ILY:
            Surgiu nos EUA junto ao desenvolver dos sinais de comunicação para os deficientes auditivos, simbolizando ‘ I Love You ’ - eu amo você. O gesto propagou-se quando foi adotado também no Canadá, durante os anos 60 por principalmente o público hippie, passando a ser utilizado não somente pelos deficientes. Mesmo tendo esse forte significado este gesto não é bem visto por diversas pessoas e países.




POLEGAR PARA CIMA:
            Na maioria dos países este gesto demonstra que está tudo certo, tudo ‘em paz’, porém recebe outros significados na Nigéria e na Austrália, sendo interpretado como gesto obsceno; na Europa, nos EUA e também no Brasil pode ser visto como pedido de carona, na Alemanha ele significa apenas o número um, e no Japão representa o número cinco.




BEIJO NA BOCHECHA:
             Utilizados em diversos países. Existem indícios que apontam o surgimento do beijo retratado nas esculturas indianas; porém ironicamente o beijo em público na Índia é considerado um ato obsceno. Na Idade Média dava-se beijo na boca para selar acordos, atualmente tem-se o aperto de mãos.  Utilizado na Itália, França e Argentina entre homens, mas esse cumprimento se dá principalmente entre mulheres e homens com mulheres.


(Por: Alana; Danielle; Emmerson;Giovânia de Alencar; Jessyca; Juliana;João André; Junior Duarte; Miguel e Sarto).

Um comentário:

  1. Os gestos estão relacionados com a cultura de cada país e podem mudar de signicado entre eles,isso me lembra so textos de Comte

    ResponderExcluir