sábado, 30 de abril de 2011

Análise

O termo buylling é algo que vem se tornando comum na sociedade contemporânea. Muitas vezes ele é usado para demonstrar o real significado do termo: usar de violência verbal, psicológica ou física contra alguém. Isto acontece devido a não aceitação do outro como ele é ou pelo simples fato de querer perturbar a vida daquele indivíduo. As mais afetadas por essas práticas são as crianças e adolescentes, no entanto, adultos também podem vir a sofrer deste problema. Outro ato comum é o emprego do termo para questões que não possuem tal comportamento em seu cerne. Recentemente, o buylling vem servindo de justificativa para cometer crimes ou chacinas, como o caso da escola de Realengo ou os crimes cometidos por estudantes em escolas e faculdades dos EUA e da Europa. O buylling é um problema que afeta nossa sociedade e que, para ser resolvido, deve induzir a uma campanha forte, na qual se possa trabalhar o tema, perpassando por todas as classes sociais.

Suicídio é outro termo que a contemporaneidade vem se acostumando a escutar. Para a maioria das pessoas, o suicídio é um problema individual ou, no mínimo, familiar. Concepção diferente possui Durkheim, que via o suicídio como um problema de toda a sociedade e que, ao estudar tal questão, classificou-o em três tipos: egoísta, altruísta e anômico. Nos últimos anos, o tipo de suicídio que mais vem sendo cometido é o “anômico”, no qual o indivíduo comete o suicídio em razão de um descontentamento com a sociedade.

A questão das greves tem uma longa participação na construção da história mundial. Uma das frases clássicas do Manifesto Comunista, livro de Marx e Engels, escrito em 1848, traz a seguinte reflexão: “A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas”. É comum vermos greves de trabalhadores reivindicando melhores condições de trabalho, principalmente no tocante à remuneração, a poderosos empresários em todo o mundo. Os trabalhadores sempre produzem muito mais do que recebem, e aí entra mais um conceito chave do pensamento marxista: a mais-valia, questão esta que origina todo o descontentamento dos proletários com a burguesia, fazendo surgir, assim, as greves. Já para Durkheim, a greve é uma maneira de quebrar a solidariedade, implicando, assim, em uma ruptura com o bem estar social. Desta forma, quando os juízes, por exemplo, quebram a solidariedade existente para com a sociedade e entram em greve, eles certamente provocarão problemas para todos os indivíduos que precisarem dos seus serviços, naquele momento.

Por Ruan Franklin.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Refletindo as teorias de Marx na sociedade atual

Há séculos que existe em todo o mundo, a batalha das grandes massas trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho. É certo que alguns aspectos foram modificados com o passar dos anos, como por exemplo, os direitos trabalhistas que vieram para dar poder a estas grandes massas.

As lutas de classes às vezes acabam sendo deturpadas por alguns setores da sociedade, rebeldes sem causa tentam fazer revoluções baseados nas idéias de Marx, porém, sem ter uma relação direta com tais ideologias.

A luta de classes acaba por não gerar um resultado que seja de acordo com suas ideias e objetivos, pois os donos do capital manipulam a sociedade de uma forma que todos são alienados, e não deixam de viver em um mundo totalmente ligado as regras ditadas por esses “manipuladores”.

Não queremos dizer que Marx fundamentou o PT, pois não o conhecemos, o “companheiro” foi apenas uma brincadeira.



• Comportamento Social

Na era da informática e de altas tecnologias em que vivemos, não se respeita o homem pelas suas condições de ser humano, visa-se apenas o lucro como foco principal. O homem vive numa busca desesperada pelo ser, pelo ter e pelo parecer, e muitas vezes esquece que é humano. Numa sociedade capitalista como a nossa ética e moral são postas de lado, o que é mais importante é que as empresas e os grandes empresários vençam a concorrência e cheguem à meta desejada.

A sociedade capitalista está apoiada na “mais-valia”, em que a burguesia detém os lucros em detrimento do proletariado. A pouca oferta e muita procura, e o desemprego vem de forma avassaladora destruir as esperanças do cidadão trabalhador. Como resultado dessa catástrofe advém à pobreza e a miséria, que marcam profundamente a sociedade dos dias atuais. Marx com certeza estaria decepcionado com a sociedade se vivesse nos dias de hoje.

Postado por: Lívia, Rodrigo, Clara, Marcio, Júlia, Cícero Romão, Henrique Heverton, Hewerton Henrique, Rosana - "Equipe Revolução"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

-Gestos e saudações mais utilizados no mundo e seus significados :


Uma pequena introdução sobre o desenvolver dos meios e modos de comunicação:

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Antigamente com o não desenvolvimento da palavra e das técnicas de comunicação por palavras, os antigos habitantes da Terra se comunicava por meio de gestos ( A língua de sinais ou língua gestual se refere ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação.) Ainda hoje com é usada como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos.Com o passar do tempo o homem desenvolveu as praticas de expressar seus pensamentos com uso da palavra, que no decorrer das eras veio a se desenvolver. Originando vários tipos de idiomas. As diferentes culturas e crenças, fez com que alem do uso da palavra pudessem se comunicar através de gestos como: abraço, cafuné, aperto de mão entre outros.  


Definição de cultura:

A cultura refere-se às formas de vida dos membros de uma sociedade, são os seus costumes, crenças, padrões de trabalho e suas diferentes formas de lazer. Uma sociedade caracteriza-se portanto pelas relações culturais que os indivíduos preservam, a cultura acaba inevitavelmente interligando uns aos outros.
É possível observarmos uma infinidade de variações culturais de uma sociedade para outra, cada cultura se modifica ao longo da história de sua sociedade, e traz consigo suas peculiaridades, são as mais diversas formas de se alimentar, festejar ou simplesmente as maneiras cumprimentar uns aos outros, como veremos a seguir:



Gestos mais utilizados: 


APERTO DE MÃOS:
            Usada principalmente no Ocidente, utilizada tanto no cumprimento como para em selar acordos. Existem indícios que apontam a origem deste gesto sendo utilizado para demonstrar a não armação de ambas as partes.







CURVAR-SE PARA FRENTE:
            Utilizado nos países orientais – principalmente no Japão e na Coreia – pode demonstrar respeito, gratidão ou um pedido de desculpas.





AÑJALI MUDRA:
            Usado nos países asiáticos – principalmente NE feia Índia – o gesto pode ser feito em silêncio ou acompanhado de um ‘namastê’ – o Deus que existe em mim saúda o que existe em você.
ACENO:
            Utilizado tanto para cumprimentarão como em despedidas. Também possuía o mesmo significado do aperto de mãos, no âmbito de mostrar desarmamento de ambas as partes.

SHAKA OU HANG LOOSE:
            Gesto que simboliza ‘Olá’, ‘tudo bem’, ‘tudo em paz’, ‘adeus’, entre outros; foi popularizado entre os locais de uso pelos surfistas. Surgiu no Havaí, com o caso de Hamana Kalili, que em um acidente perdeu seus três dedos e passou a acenar utilizando-se apenas do polegar e o dedo mínimo, este gesto logo foi aceito pela população tornando-se uma tradição no país e propagando-se para fora.

ILY:
            Surgiu nos EUA junto ao desenvolver dos sinais de comunicação para os deficientes auditivos, simbolizando ‘ I Love You ’ - eu amo você. O gesto propagou-se quando foi adotado também no Canadá, durante os anos 60 por principalmente o público hippie, passando a ser utilizado não somente pelos deficientes. Mesmo tendo esse forte significado este gesto não é bem visto por diversas pessoas e países.




POLEGAR PARA CIMA:
            Na maioria dos países este gesto demonstra que está tudo certo, tudo ‘em paz’, porém recebe outros significados na Nigéria e na Austrália, sendo interpretado como gesto obsceno; na Europa, nos EUA e também no Brasil pode ser visto como pedido de carona, na Alemanha ele significa apenas o número um, e no Japão representa o número cinco.




BEIJO NA BOCHECHA:
             Utilizados em diversos países. Existem indícios que apontam o surgimento do beijo retratado nas esculturas indianas; porém ironicamente o beijo em público na Índia é considerado um ato obsceno. Na Idade Média dava-se beijo na boca para selar acordos, atualmente tem-se o aperto de mãos.  Utilizado na Itália, França e Argentina entre homens, mas esse cumprimento se dá principalmente entre mulheres e homens com mulheres.


(Por: Alana; Danielle; Emmerson;Giovânia de Alencar; Jessyca; Juliana;João André; Junior Duarte; Miguel e Sarto).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Juízes federais de todo país fazem greve nesta 4ª

Por: Alana Figueirêdo, Alisson, Ana Caroline, Antonio, Charlenne Campos, Filipe, Lucas, Mayk e Tiago


Uma comissão de magistrados fará uma marcha em Brasília até o Congresso Nacional

Juízes federais de todo país fazem greve nesta 4ª

Priscila Roque/ Rádio Jovem Pan

Jornal da Manhã
Andre Guilherme

Nesta quarta-feira, juízes da Justiça Federal cruzam os braços nas principais capitais do país. A paralisação deve durar 24 horas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade por problemas como segurança, alta carga de processos e baixa remuneração.

Os juízes federais querem aplicação do teto constitucional para reajustar seus vencimentos em 14%. Uma comissão de magistrados fará uma marcha nesta quarta-feira em Brasília até o Congresso Nacional.


Pela Constituição, os juizes não têm direito de fazer greve, por isso, o Conselho da Justiça Federal de São Paulo já avisou que vai descontar o salário dos magistrados que não trabalharem.


Quarta-feira, 27 de abril de 2011


Presidente do TST critica greve de juízes federais

Agência Estado
Denise Madueño


Ao comentar a greve de juízes federais, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, afirmou que a sociedade não pode ficar refém da magistratura. "Pessoalmente entendo que a greve em relação às atividades judiciais promovida por juízes é uma providência imprópria e inadequada", disse o ministro.

"Os juízes são agentes de Estado e, rigorosamente, não devem promover greve, porque desempenham um serviço essencial. A sociedade não pode ficar refém da magistratura. É uma decisão precipitada", completou o presidente do TST.

Conforme Durkheim, os desejos de alguns grupos ou de indivíduos devem estar submetidos aos sentimentos gerais da sociedade, e não a eles preva­lecer. Assim, uma sociedade dividida não pode ser normal, pois o fundamental é manter a solidariedade orgânica decorrente da divisão do trabalho social.

Na visão de Durkheim, todo conflito é resultado da inexistência de regras e normas (anomia) que regulamentem atividades produtivas e a organização das várias categorias profissionais. A greve ou uma desordem é, para ele, um momento especial em uma ordem geral estabelecida e serve apenas para a desintegração da sociedade. Durkheim ainda afirma que, a questão social é também moral, pois envolve idéias e valores divergentes dos da consciência coletiva.

KarI Marx entende a questão de outra forma. A greve aparentemente é apenas um movimento reivindicatório por melhores salários e condições de trabalho. Mas, analisando um pouco melhor, percebe-se que em uma greve operária existem sempre três atores sociais: o trabalhador, o empresário capi­talista e o Estado. O trabalhador representa a força de trabalho e só tem isso para defender; assim, sua luta por melhores salários e condições de trabalho o coloca em confronto com o empresário, que representa o capital, cujo obje­tivo é conseguir o maior lucro possível. A greve, para Marx é a expressão mais visível da luta de classes entre a burguesia e o proletariado.

Greves segundo a visão de Marx e Durkheim

Por: Alana Figueirêdo, Alisson, Ana Caroline, Antonio, Charlene, Filipe, Lucas, Mayk e Tiago

A greve é uma grande ferramenta a serviço dos trabalhadores, e quando bem usada ajuda consegui importantes conquistas para esses trabalhadores. Karl Marx em suas teorias, já falava do poder que a classe trabalhadora teria quando unida, afinal a sua força de trabalho move as engrenagens do capitalismo.


Já existiam trabalhadores insatisfeitos paralisando suas atividades desde o Egito antigo: http://cahrablog.blogspot.com/2011/03/primeira-greve-da-historia.html


Na sociedade moderna, a revolução industrial fortaleceu enormemente o capitalismo, deixando claro a divisão entre os detentores dos meios de produção e a classe trabalhadora, ou a burguesia e o proletariado. Segundo Durkheim passou a existir o que ele chamava de solidariedade orgânica, que era derivada da divisão do trabalho, onde a coesão social se dava exatamente por essa divisão, onde cada indivíduo deveria cumprir o seu papel social.

Esse modo de produção também trouxe a desigualdade social e as lutas de classes e a Mais-valia, os detentores dos meios de produção exploravam o trabalhador, desvalorizando sua força de trabalho. Esses trabalhadores quando conseguiam escapar da alienação e percebiam sua importância no modo de produção, se organizavam e lutavam por seus direitos através das greves. 

Lixeiros fazem greve e sujeira volta às ruas de Nápoles (Notícia de 2010)

As ruas de Nápoles amanheceram cheias de lixo hoje por causa de uma paralisação dos lixeiros na cidade italiana, realizada no dia anterior. A situação lembra a crise do lixo ocorrida em Nápoles alguns anos atrás.
Montanhas de lixo pela cidade causaram o temor de um novo impasse, que, em 2007 e 2008, resultou em dezenas de milhares de toneladas de lixo acumuladas na metrópole italiana. Algumas pessoas tentaram queimar um caminhão de coleta de resíduos, enquanto outras atearam fogo ontem em cestos de lixo, segundo a agência Ansa.
A grande maioria dos lixeiros da cidade, 93%, aderiu ontem à greve de 24 horas. Eles protestavam contra o atraso no pagamento de salários e um plano de reestruturação da companhia pública que gerencia a coleta de lixo, segundo a Ansa. A área de Nápoles esteve sob uma "emergência de estado sobre a disposição do lixo" de 1994 até o fim do ano passado.
Em março, a mais alta corte da União Europeia (UE) criticou a Itália por seu fracasso em limpar a sujeira entre 2007 e 2008, causando "risco à saúde humana e prejuízos ao ambiente". O problema de longa data é atribuído à falta de incineradores locais e ao fato de lixões da região serem controlados pela máfia local, a Camorra. Alguns desses depósitos de lixo foram usados ilegalmente para o descarte de lixo tóxico. Em março de 2009, foi inaugurado um novo incinerador na região. As informações são da Dow Jones. 



Podemos verificar a existência da solidariedade orgânica que existe na sociedade, pois, após a paralisação dos lixeiros, houve uma desestabilização no cotidiano da sociedade. Segundo Durkheim uma classe depende de outra para que a sociedade não tenha problemas, quando algo sai do controle temos a anomia, que é o caos social. As pessoas que fogem à regra acabam por serem excluídas pela sociedade.
O que podemos analisar também é a revolução através da luta de classes, já que a classe dos não-proprietários fez uma greve contra os detentores dos meios de produção em busca de melhores condições de trabalho.

Greve de Professores de Juazeiro do Norte

A última greve de professores da cidade de juazeiro do norte abalou as estruturas da educação municipal, a reivindicação geral estava em torno do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCR) que foi mudado subitamente pela administração da municipalidade após, esta mesmo ter aprovado um plano de muita aceitação por parte dos docentes, sem mais nem menos foram tirados valores dos vencimentos dos professores com a alegação do município não ter como arcar com essas despesas. Professores nas ruas reivindicavam a permanência do mesmo PCCR e a administração pública buscou votar na Câmara de Vereadores outra proposta. Como resultado, venceu a base aliada do governo, maioria dos vereadores, obtendo para a categoria dos magistrados uma nova proposta, para descontentamento de todos.



Esse episódio pode ser correlacionado à Solidariedade Orgânica citada por Durkheim que cada um tem um papel importante dentro da sociedade e quando essa participação não acontece por parte de algum indivíduo essa corrente é quebrada e o sistema não funciona adequadamente.
Também importante citar as idéias Marxistas de “Revolução” do proletariado, este ser trabalhador que goza de autonomia e não está “Alienado”, professores que não se deixam oprimir pelo poder do patrão e vão à luta pela melhoria da qualidade das condições de trabalho.

Professores da Uespi decretam estado de greve na instituição

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovaram, em assembleia geral, estado de greve. Apesar de não terem optado pela greve, esta decisão significa que o sindicato dos professores pode deflagrar greve a qualquer momento.

Segundo a professora Graça Siriaco, presidente da  Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), não haverá aula somente nesta quarta-feira (27). Entretanto as manifestações continuarão em favor do movimento ‘SOS Uespi’ e a campanha salarial dos professores.
 

 
Serão enviados documentos aos secretários de administração, planejamento e da fazenda, para uma audiência pública no dia 6 de maio, na Uespi. O Ministério Público também deverá comparecer à audiência. “Durante todos esses dias as aulas irão transcorrer normalmente. Mas esperamos que a comunidade se envolva em favor do movimento”, declarou Siriaco.

No dia 09 de maio haverá uma nova assembleia para decidir pela aprovação ou não da greve.

Disponível em: http://www.portalaz.com.br/noticia/educacao/216746_professores_da_uespi_decretam_estado_de_greve_na_instituicao.html


Como já é de costume, no Brasil, muitas instituições de ensino aderem a paralisações e greves. Mas, apesar desse fato se repetir com certa frequência, ele não ocorre por acaso. No caso das universidades públicas, como a citada na matéria (UESPI), é por falta de estrutura, professores efetivos e pela desvalorização dos profissionais (refletida no baixo salário). Analisando o fato pela visão da sociologia, pode-se explicar que os trabalhadores (professores e demais funcionários), a partir do momento que se tornam conscientes que estão sendo explorados pelo “patrão” (no caso, o governo), se organizam, por meio de sindicatos e questionam, por meio de manifestações, o que está sendo imposto a eles, se desprendendo assim da alienação (Marx). Pode-se se falar ainda, que a sociedade atual, está organizada de uma forma na qual todos os indivíduos estão interligados por meio das atividades que realizam (solidariedade orgânica – Durkheim), se um desses indivíduos deixar de cumprir com sua parte perante a sociedade, o sistema, por conseguinte, não irá funcionar corretamente. No caso das greves nas universidades, isso é bem perceptível. Se o governo deixar de cumprir com suas obrigações(pagar salários, dar estrutura de trabalho), os professores deixarão de dar aulas, e os alunos deixarão de freqüentar a universidade, prejudicando assim, todos os envolvidos na situação.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Suicídio : Artistas que tiraram a vida.








O apresentador do canal E!Gilberto Scarpa, suicidou-se aos 27 anos. Ele se atirou de seu apartamento do sétimo andar. Sua noiva a atriz Cibele Dorsa escreveu em sua pagina de relacionamento que preferia ir com ele, pois nao consegueria viver.




















Marilyn Monroe, morte declarada como intoxicação aguda, suicídio, assassinato sao possibilidades declaradas para uma das mortes mais discutidas do século xx. Lembrando que ela já havia tentado se suicidar, ou encenado em outras ocasiões.










Kurt Cobain, o lider do Nirvana, comandante de uam revolução do rock dos anos 90. Em 94 em meio a sua fama, com apenas 27 anos apontou uma arma para sua cabeça e se suicidou.


























Nota de Suicidio








Uma nota de Suicído é uma mensagem deixada por alguém, seja escrita ou gravada em video ou som, que em seguida tenta ou comete suicídio. Estima-se que 12% ou 20% deixam nota. Entretanto, esta taxa pode variar de acordo com o método de suicídio ou diferenças culturais e pode chegar a 50% em certos locais.





Usos:





As razões mais comuns para que um indivíduo que contempla o suicídio deixe uma última nota inclue:





* Aliviar a dor dos que ficam, tentando isentá-los de culpa.





* Aumentar ador dos que fica, atribuindo-lhes aculpa.





* Esclarecer a razão do suicídio.





*Atrair piedade ou atençao.





* Deixar instruções do que fazer como que restou.





Notas de Suicídio famosas


Getúlio Vargas- Advogado, político e presidente do Brasil, que fez uso do suicídio e especialmente de sua nota de suicídio a" carta testamento". onde estava escrito. " Eu vos dei a minha vida agora vos deixo a minha morte. serenamente dou o primeiro passo a caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".

Vicent Van Gogh- Pintor pós- impressionista holandês, deixou uma nota dizendo" A tristeza nunca vai embora".




















































































































































































































Indicadores de risco do Suicídio

Geralmente o suicídio nao pode ser previsto, mas existe alguns indicadores de risco.
* Tentativa anterior ou fantasia de suicidio.
* Disponibilidade de meios para suicídio.
*Idéias de Suicidio abertamente faladas.
* Preparação de um testamento
* Luto pela perda de alguém próximo.
*História de Suicídio na familia.
* pessimismo ou falta de esperança.

ìndices de Suicídio no Brasil
* Entre 1989 e 1998 os suicídio aumentaram 56,9%.
*O ìndice brasileiro é de 4,9 de suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.
* o Rio Grande do Sul possui os ìndices mais altos: 11 para cada grupo de 100 mil habitantes.
* Porto Alegre é a capital com amior ìndice de Suicídios( 11,9/ 100 mil.)
* Em 1997 quase 1.500 jovens tentaram se matar no Brasil.


Suicídio

Por; Joelson, Marciano, Laryssa, Fleriston, Fernando, Emanuel.


Suicídio



Suicídio do latim sui( próprio) e caedere( matar), é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é o transtorno mental, que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abusos de drogas. Dificuldades financeiras e ou emocionais também desempenham um fator significativo.


Veja logo abaixo dados sobre suicídio entre homens e mulheres no mundo ocidental.








taxa de suicídio por 100.000 mulheres( dados de 1978-2008). A parte mais escura mostra a taxa de suicídio entre as mulheres, que chega de 22.5 - 26.






taxa de suicídio por 100.000 homens( dados de 1978- 2008). A parte mais escura mostra que o suicído entre os homens é de 33-36.5 maior do que entre as mulheres.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bullying

Por: Raquel, Cícero, Gleison, Clarice, Bruna, Daiane e Luisa.


A palavra bullying é derivada do verbo inglês “bully” que significa usar a superioridade física para intimidar alguém, ação baseada na força e no poder. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais.

Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. As pessoas que praticam tal ato, sentem–se superiores e possuem uma certa antipatia pela vítima, ou seja, acham que elas são seres inferiores e merecedoras do desprezo e humilhação em público, por serem diferentes dos moldes os quais esses jovens seguem ou pregam. O Bullying pode assumir várias formas e incluindo diferentes comportamentos, tais como:


• Violência e ataques físicos
• Gozações verbais, apelidos e insultos
• Ameaças e intimidações
• Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences
• Exclusão do grupo de colegas

Abaixo, os mitos e fatos sobre o Bullying:
Mito: “Bullying é apenas uma fase, uma parte normal da vida. Eu passei por isto e meus filhos vão passar também”
Fato: O Bullying não é um comportamento normal. Os pais precisam orientar seus filhos a conviver com a diferença, a respeitar seus semelhantes.

Mito: “Se eu contar pra alguém, só vai piorar.’
Fato: Segundo pesquisas, se o jovem permanece em silêncio e não admite ou tem medo de admitir que sofre dessa espécie de violência, só fará com que o “agressor” tenha o poder para continuar agredindo e humilhando os outros.

Mito: “Reaja e devolva as ofensas ou pancadas.”
Fato: Violência gera violência e o certo é comunicar a escola para que ela tome as providências cabíveis.

Mito: “Bullying é um problema escolar, os professores é que devem tratar disto.”
Fato: O Bullying nãos e restringe somente a escola; pode estar presente no trabalho, em clubes, ruas, shoppings...

Mito: “As pessoas já nascem bullies.”
Fato: Bullying é um comportamento aprendido e comportamentos podem ser mudados.




Esse post chama à atenção para a campanha anti-bullying midiática propagando o sofrimento das vítimas e assim tentando comover os agressores, esta campanha passa a mensagem de que todos seriam mais felizes se fossem amigos!

É essencial que a prevenção e luta contra o bullying comecem dentro de casa, pois a família serve de suporte e referência básica para a socialização sadia de crianças e adolescentes



Celebridades vítimas de Bullying



Jéssica Alba (atriz)
Foi vítima de bullyingna época da escola.
“Eu era extremamente tímida, desajeitada , com dentes grandes e sotaque texano.(...) Eu era tão rejeitada que meu pai precisava ir comigo para a escola para eu não ser importunada.”

Sandra Bullock (atriz)
Vítima de bullying porque se vestia muito diferente de suas colegas. Para elas, Sandra parecia um palhaço.
“Ainda me recordo do nome completo de todos os que me fizeram mal”

Raica (modelo)
“Quando eu tinha 10 anos, e estava na 4ª série, já media 1,72 metros. Era a mais alta da sala e era muito magra (...) implicavam com o meu nome, me chamavam de magrela, macarrão, varapau. (...) No fim daquele ano(1994) teve um concurso para eleger a mais feia e eu fiquei com o 3º lugar. A 1ª era bem gorda e usava óculos com lentes grossas.”


Guilherme Berenguer (ator)
“Sofri dos 10 aos 13 anos por ser gordinho. Fui chamado de (...) baleia orca, botijão de gás, bolo fofo.(..) tinha um comportamento oprimido, tentava evitar as pessoas, fugia. (...) Comecei a descontar o que eu sofria nos meninos magros.”

Christian Bale (ator)
“Quando eu era pequeno levei sovas de outros rapazes sem perceber o motivo... As agressões duraram muito tempo e eu apenas desejava que parassem! “


Kate Winslet(atriz)
“ (...) Tornei-me  muito tímida por causa do meu excesso de peso. Quando tinha 16 anos chamavam-me “Bolha”.

Demi Lovato (cantora e atriz)
“Eu pedi para sair da escola pública”Eu era vítima de bullying. eu tive uma parede do ódio na casa de banho, e todos assinaram uma petição que dizia ‘Nós odiamos Demi Lovato’”.
No ano passado ela foi internada para se tratar de transtornos alimentares e automutilação.Um porta-voz da cantora afirmou que ela sofria de bullying na escola, o que a deixou com transtornos psicológicos.


Michael Phelps (Nadador olímpico)
“Fui vítima de bullying devido ao meu andar desajeitado e às minhas grandes orelhas.”


Eminem (Cantor)
“Eu fui vítima de bullying por diversas vezes e, aos 8 anos, estive no hospital durante 10 dias devido aos ferimentos. Em muitas escolas fui perseguido por ser dos poucos rapazes brancos. Muitas vezes também me roubavam…”

Elvis Presley (cantor e ator)
Zombado na escola por ser um menino tímido, dificilmente fazia amigos.  Descobriu na música um refúgio para o isolamento na sala de aula


Tom Cruise (ator)
Passou maus bocados no colégio por ser disléxico, um distúrbio que interfere na aprendizagem


Orlando Bloom (ator)
 Era discriminado por estar acima do peso e ser disléxico






VÍDEOS







Campanhas antibullying

O que devemos fazer diante desse crescente problema social? Por que é tão difícil aceitar as diferenças, conviver com elas? Por que eu acho que tenho o direito de menosprezar os outros, de agredi–los com palavras e fisicamente, de gozar de um defeito físico e em cima dele satirizá–los? Não seria mais fácil se cada um pudesse ter um pouco mais de respeito com o próximo e evitasse essa atitude, que no final, deixam profundas marcas em quem sofre esse tipo de violência? São muitos os questionamentos e o que podemos sugerir, é que tanto a escola com os pais sintam–se responsáveis por orientar esses jovens.

Quem quiser conhecer mais acesse http://www.bullying.com.br/